– Alarmismo não! Precisamos de razão –

O ser humano sobreviveu a eras glaciares e mudanças extremas do clima da terra, desta vez somos nós os agentes causadores de um novo ciclo climático cujos riscos temos de avaliar. Temos de pensar realmente qual é o nosso papel no planeta e se é justo fazer o que queremos dele a belo prazer.

Mas a discussão ponderada e o respeito pela ciência não abundam neste mundo do click bait e do sensacionalismo…

Títulos sensacionalistas, alarmismo, manifestações, uma confusão! Precisamos de razão para combater o desgoverno em muitos níveis que estamos a viver. Não faz bem, e em muitos casos dificulta a comunicação e o bom nome das instituições cientificas.

Se por um lado é imperativo continuar a investigar formas de nos relacionarmos melhor com o meio natural, de investir em tecnologias e hábitos mais limpos, mais eficientes e melhores para todos, NÃO É PELO MEDO E CONFUSÃO QUE LÁ CHEGAREMOS!

Neste momento temos já dados suficientes para saber qual o caminho a seguir, e até temos tido sinais positivos por parte de alguns setores da economia, que estão de facto a começar a olhar com maior seriedade para o cumprimento das metas de emissão de carbono.

É certo que temos ainda uma grande parte do planeta em transição demográfica, que demorará algumas décadas a ocorrer, e cuja fonte de energia tem sido, em boa parte, o petróleo, mas também temos cada vez mais investimento noutras fontes mais limpas e que dão garantias. Estamos ainda longe de qualquer cenário apocalíptico! Mas precisamos de trabalhar!

https://www.ted.com/talks/chad_frischmann_100_solutions_to_climate_change

 

Tendo em conta os cenários traçados pelo IPCC, se neutralizarmos a emissão de carbono para a atmosfera até 2040-2080 ( RCP 4.5-6 ), o aquecimento global deverá ficar entre 2-4ºC acima dos valores pré-industriais.

A barreira dos 2-3 graus é o limite de segurança acima do qual as coisas poderão de facto ficar mais complicadas, com efeitos mais profundos na dinâmica do clima e da biosfera. Portanto, SIM, TEMOS DE AGIR, mas temos de agir de forma planeada, estruturada e ponderada.

Ou seja, neste momento temos cerca de 20 anos para desenvolver tecnologia para começar a reduzir a emissão de carbono, e temos 20 anos para adotar medidas para garantir que as atividades humanas se tornem menos intensivas em carbono e mais eficientes….algumas das tecnologias limpas e das medidas que terão maiores impactos já existem, BASTA AGIR.

DEIXEM OS CIENTISTAS TRABALHAR, INVISTAM NA CIÊNCIA! Se a aposta no desenvolvimento for séria, é mais do que certo que em 20 anos teremos soluções e que os problemas gerados pelo aquecimento global serão minimizados.

A sociedade precisa de revolucionar a sua forma de funcionar, nomeadamente os paradigmas de consumo, os paradigmas políticos e económicos instalados, de forma a que se possa atingir um desenvolvimento mais equitativo e mais sustentado sem destruir os recursos dos quais dependemos.

Estes problemas só vão melhorar se houver uma séria aposta na ciência, no progresso e no desenvolvimento de cada individuo. Não será com receios, com crenças infundadas ou com manipulação que iremos chegar a algum lado.

BIBLIOGRAFIA:

https://andthentheresphysics.wordpress.com

https://www.wired.com/story/next-gen-nuclear/

https://www.publico.pt/2018/09/04/p3/cronica/a-economia-contra-os-limites-da-terra-o-decrescimento-sustentavel-e-a-solucao-1842897

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/10879

https://degrowth.org/wp-content/uploads/2011/05/Victor_Growth-Degrowth-and-Climate-Change.pdf

Veja aqui outras previsões, análises e/ou notícias.

Equipa Bestweather

Esta página, requer INVESTIMENTO da nossa parte, tanto quanto em material adequado, quer em pessoal qualificado, como também em disponibilidade.

Estamos a trabalhar no desenvolvimento de cartas meteorológicas, algoritmos de previsão em alta resolução, assim como em diferentes APPs para dispositivos móveis!
O nosso grande objetivo é melhorar a qualidade das previsões disponiveis para Portugal e para a Europa!

Se no seu dia-a-dia ou nas suas atividades profissionais precisar de mais do que um simples olhar sobre a meteorologia, não hesite e contacte-nos! Teremos todo o gosto em trabalhar consigo!

Ajude-nos a chegar a mais gente e partilhe as nossas publicações.

Agradecemos, dessa forma, todos os donativos que nos chegarem.

1€ quem puder, faz toda a diferença!

Podem contribuir, por transferência bancária, para a conta com o número (PT50) 0010 0000 5531 7500 0015 8. Semelhantemente, é possível contribuir por MBWay, bastando para isso contactar-nos por mensagem privada e por conseguinte enviaremos o número.

Não se esqueçam de seguir os nossos posts, em versão mais simples, quer no INSTAGRAM, quer no TWITTER!

https://twitter.com/bestweather_pt
https://www.instagram.com/bestweatherpt/

Por fim, caso apreciem o trabalho que desenvolvemos no dia-a-dia, convidem os vossos amigos a conhecer o nosso projeto, PARTILHEM!
Seja como for, cá estaremos para atualizar as previsões, TODOS OS DIAS.

Muito obrigado a todos os que têm contribuído, quer com donativos, quer com partilhas e/ou apoio.