fbpx

Aquecimento explosivo da estratosfera, mais tempestades?

Dez 22, 2020 | Clima, Notícias

Em alguns Invernos o comportamento da corrente de jato altera-se, adoptando fluxo mais caótico, e ocorre um fenómeno chamado de  ” aquecimento súbito ou explosivo da estratosfera “.

Alguns fenómenos contribuem para isto, nomeadamente, certos padrões de trovoadas sobre o Índico e Pacífico central, assim como o estabelecimento de fortes anticiclones sobre a Escandinávia/Gronelândia e baixas pressões no Atlântico.

Quando a corrente de jato se torna mais caótica ( como que vibrante ) ocorre transferência de energia para a estratosfera, resultando no aquecimento da estratosfera.

O aquecimento da estratosfera é um fenómeno que tem influencia nos padrões de circulação extratropical ( fora dos trópicos ) durante o inverno no hemisfério norte, com consequências profundas no estado do tempo em pelo menos 2/3 das ocorrências.

Ao favorecer bloqueio nas latitudes altas, estes eventos geram, muitas vezes, um transporte de ar anormalmente estável para as regiões polares, e um subsequente “despejo” de ar frio e instável para sul, onde “choca” contra o ar quente vindo dos trópicos.

 

“Após o aquecimento da estratosfera, tende a haver um feedback que leva ainda a mais bloqueio na troposfera, o que chamamos bloqueios nas latitudes altas.”

Após um evento de aquecimento da estratosfera, ocorre um aumento significaivo da probabilidade de tempo seco e bem mais quente que o normal nas latitudes mais altas, como por exemplo no norte da Europa, enquanto que nas latitudes temperadas e subtropicais ocorrem eventos de tempo anormalmente frio e/ou chuvoso/tempestuoso.

Os efeitos dos eventos de colapso do vórtice polar podem durar entre 45 e 60 dias, e são influenciados por uma série de fatores, alguns dos quais ainda não temos um conhecimento total.

No futuro, não sabemos ao certo quais os impactos das alterações climáticas nestes processos, mas especula-se que o aquecimento global poderá tornar estes eventos mais frequentes, ou pelo menos mais intensos.

Veja

Contacte-nos

Ajude-nos a manter este conteúdo gratuíto

Agradecemos, dessa forma, todos os donativos que nos chegarem.
1€ quem puder, faz toda a diferença!

Veja aqui também…

Condições de surf extraordinárias

Dia 28 de Janeiro a ondulação ( swell ) gerada por uma baixa pressão no Atlântico irá conjugar-se com condições de vento favoráveis em alguns spots.-Previsão geralA ondulação ( swell ) gerada pela passagem de baixas pressões no...

read more

Previsão do tempo para a semana

"Semana 25 - 30 JAN - Chuva e vento nos Açores, novo temporal Atlântico no Continente e tempo estável na Madeira. "— Continente A previsão para esta semana aponta para a influencia de um fluxo oceânico, e chega ade uma nova tempestade...

read more

Tudo interligado

Tudo no planeta está interligado, a teia de interacções nos sistemas naturais e humanos mantém o planeta como o conhecemos.Atmosfera é fluída e está sempre tudo interligado. Incêndios massivos, que todos os anos surgem nos EUA, Sibéria...

read more

Previsão- Risco de inundações

"Chuva persistente durante os próximos 7 a 10 dias, em especial no norte e centro."— Chuva significativa no litoral norte e centro, áreas montanhosas do norte e centro, e nos Açores. Durante os próximos 7 a 10 dias teremos persistência...

read more

Temporal a caminho

" Potencial para tempo localmente severo nos dias 18-28 de JANEIRO. "— Tempestades Atlânticas às latitudes subtropicais. Ao longo dos próximos dias teremos condições marcadas por muito frio, e predomínio do Anticiclone. A partir de...

read more

Previsão – Frio intenso

"Frio intenso no continente até 15-18 de Janeiro." — Perturbação polar seguida de estagnação de uma massa de ar polar sobre o território Até 2ª fera continuaremos com um regime de fluxo de norte associado a uma perturbação polar sobre...

read more