fbpx

Aurora Boreal

Mar 8, 2020 | Clima, Notícias

A Aurora Boreal é um fenómeno óptico atmosférico de incrível beleza, que ocorre nas regiões polares do hemisfério norte e sul.

A aurora ocorre quando existem picos de emissão de partículas vindas do sol ( Vento Solar ). As partículas são aprisionadas pelo campo magnético terrestre, e seguem as linhas do campo magnético em direcção ás regiões polares, onde se situam os pólos magnéticos.

As  partículas carregadas de energia descem depois sobre a atmosfera e “aquecem” os constituintes da atmosfera, especialmente Azoto e Oxigénio.
Estes elementos emitem depois radiação correspondente ao espectro de emissão de cada elemento, com o Azoto a emitir luz especialmente na faixa dos azuis, roxos e vermelhos enquanto que o Oxigénio emite verdes e laranjas.

 

“A aurora ocorre quando existem picos de emissão de partículas vindas do sol ( Vento Solar ).”

A mistura de cores leva depois ao aparecimento de uma série de luzes diversas que vão depender também do grau de “aquecimento” dos elementos em questão, e da intensidade das emissões vindas do sol.

A descida das partículas energizadas pela atmosfera pode gerar uma série de colunas, e o varrimento horizontal leva à formação de figuras que dançam pelo céu nocturno.

Estes fenómenos são extremamente deslumbrantes e muitas vezes serviram de inspiração para inúmeros fenómenos culturais.

As auroras acontecem também noutros planetas, e as suas cores e características são diferentes consoante os elementos químicos mais abundantes nas atmosferas desses planetas.

Veja aqui outras previsõesanálises e/ou notícias.

Contacte-nos

Veja

Ajude-nos a manter este conteúdo gratuíto

Agradecemos, dessa forma, todos os donativos que nos chegarem.
1€ quem puder, faz toda a diferença!

Veja aqui também…

A memória meteorológica.

"A memória meteorológica, será que podemos confiar nela? " —  A nossa memória meteorológica, colectiva e individual, tem falhas. A memória faz parte da nossa extraordinária capacidade de aprender e apreender conceitos, de pensar e de...

read more

Tempestade subtropical Paulette – Atualização

Tempestade subtropical Paulette - Ciclone mantém-se vivo a sul dos Açores. Impactos pouco significativos previstos na Madeira e no Continente." — Ciclone subtropical Paulette deverá trazer alguma chuva á Madeira e ao Continente....

read more