Nortada e Águas Frias

A nortada — o vento predominante de norte ou noroeste, mais notório na costa ocidental de Portugal durante a primavera e verão — desempenha um papel fundamental não só no conforto térmico em terra, mas também no comportamento das águas costeiras.

Sem este fenómeno os verões seriam exageradamente quentes, a par com os valores da costa norte da Argélia ou da Tunisia, localizadas à mesma latitude do Algarve.
Também o nosso oceano seria muito menos rico em peixe e marisco de elevada qualidade e valor.


🌊 Arrefecimento da Água do mar

Um dos efeitos diretos da nortada é provocar movimentos de mistura vertical na água do mar.
Este vento forte afasta as camadas superficiais de água mais quente para o largo e faz subir águas mais frias, limpas e ricas em nutrientes provenientes das camadas profundas — um processo chamado upwelling.

👉 Este fenómeno contribui para a excelente qualidade e riqueza piscícola da costa portuguesa, em especial de espécies como a sardinha, considerada das melhores da Europa.


🌡️ Temperaturas de Inverno

Durante episódios de nortada forte:

  • A temperatura da água do mar desce rapidamente, podendo atingir valores típicos de inverno, mesmo em pleno verão — entre 14 ºC e 17 ºC.

Quando a nortada cessa ou é substituída por ventos de leste, sul ou oeste:

  • A temperatura volta a subir, aproximando-se dos valores registados ao largo.

  • No litoral oeste, a água sobe para 18 ºC a 23 ºC.

  • No sotavento algarvio, pode atingir 26 ºC a 28 ºC em dias de calor persistente e ausência de nortada, especialmente se estiver vento de leste/sueste.


🌫️ Formação de Neblina e Nevoeiro 

Após dias de intensa nortada temos brusco arrefecimento das águas costeiras.
As massas de ar húmidas vindas de oeste, ao passarem sobre águas costeiras mais frias, arrefecem rapidamente, originando:

  • Extensos bancos de neblina

  • Nevoeiros matinais e noturnos, com maior frequencia no litoral entre Lisboa e Leiria

Este fenómeno é amplificado pela presença de serras junto à costa, que retêm a humidade e favorecem a formação de nuvens baixas.


📚 Referência