Previsão Verão de 2025

Para traçar uma previsão sazonal para o próximo Verão em Portugal utilizámos uma metodologia baseada numa regressão linear dos seguintes parâmetros:

- 5 anos com padrões de circulação atmosférica e oceânica mais semelhantes a Maio de 2025. 

- 5 anos com maior semelhança ás projeções dos modelos numéricos para a circulação atmosférica e oceânica em Agosto e Setembro de 2025. 

🔍 Principais tendências para o Verão de 2025:
  • 🌀 Maior persistência do anticiclone a norte da Península Ibérica, o que tenderá a bloquear a entrada de massas de ar mais frescas vindas do Atlântico norte.

  • 🌬️ Aumento da influência de perturbações associadas ao jato subtropical sobre o Atlântico subtropical e a Península Ibérica, o que tenderá a favorecer mais ocasiões de regime de aguaceiros/trovoadas.

🌡️ Potencial para maior influência de circulação de sul, trazendo ar quente do Norte de África e Atlântico tropical. Não se descarta algum episódio de calor acompanhado de trovoadas mais significativas associado a massas de ar com origem na circulação da monção Africana.


🌊 Condições Oceânicas 

A presença de uma forte anomalia positiva de temperatura no Atlântico tropical e subtropical (águas significativamente mais quentes que o normal) combinada com um regime de La Niña no Pacífico deverá:

  • 🌀 Favorecer uma temporada de furacões ativa no Atlântico.

  • 📈 A extensão das águas quentes para latitudes mais a norte poderá diminuir a atividade ciclónica nos trópicos, mas aumentar a frequência e intensidade de ciclones subtropicais, sobretudo entre Agosto e Outubro.

  • ⚠️ Este cenário implica risco acrescido de ciclones tropicais ou subtropicais nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira no final do Verão.


📊 Resumo para Portugal Continental e Regiões Autónomas:
Variável Tendência prevista
🌡️ Temperatura Acima do normal
🌧️ Precipitação Dentro ou acima do normal
⛈️ Risco de trovoadas Superior ao habitual
🌀 Risco de ciclones tropicais (Açores/Madeira) Acrescido no final do Verão

📌 Nota Final:

Este tipo de previsão sazonal baseia-se em análises estatísticas e modelação numérica de médio a longo prazo. Não se refere a situações meteorológicas concretas dia a dia, mas a tendências gerais para a estação.