fbpx

A natureza mostra-nos o caminho a seguir!

Nov 7, 2020 | Clima, Notícias

A natureza mostra-nos o caminho a seguir, resta-nos ouvir e saber interpretar os sinais.

Hoje na sociedade o discurso em torno dos problemas ambientais vai-se enchendo ora de demagogias, seja o apelo ao medo ou, em sentido inverso, de simplesmente ignorar o problema… algo que tem sido adoptado no discurso político e que não ajuda em nada a resolver o problema.

Há tempo e tecnologia já em operação, neste momento, para atenuar os problemas causados pelo aquecimento global, mas para isso precisamos de ações guiadas por informação científica do mais alto nível! E precisamos de ações concretas e medidas imediatas!

Um estudo da NASA mostra que a própria natureza já está a reagir e a indicar uma possível solução para o problema. https://www.nasa.gov/feature/goddard/2016/carbon-dioxide-fertilization-greening-earth

O aquecimento e a abundância de carbono na atmosfera estão a levar a um aumento do desenvolvimento vegetal, o que é um ciclo extremamente positivo pois tem como efeito direto, uma maior absorção de carbono da atmosfera.

“Um estudo da NASA mostra que a própria natureza já está a reagir e a indicar uma possível solução para o problema. “

Também  temos indícios que algumas regiões poderão tornar-se mais favoráveis ao desenvolvimento de áreas florestais, como alguns desertos que se tornarão mais húmidos e regiões na orla dos pólos como a faixa norte da Antárctica, Gronelândia .

Claro que em sentido inverso outras áreas poderão tornar-se mais agrestes ao desenvolvimento vegetal, nomeadamente algumas regiões nos subtrópicos onde haverá mais secas. No entanto estas alterações mais drásticas só irão ocorrer caso as temperaturas médias subam alem dos 2 ou 3ºC, que é algo que podemos evitar!

Há extremistas que dizem que o mundo “vai acabar” em 10/20 anos, que temos de criar enormes fábricas para expelir artificialmente (e com custos megalómanos) o carbono da atmosfera… outros falam em encher a estratosfera com compostos que refletem a luz solar (arrefecendo a terra, mas prejudicando seriamente os ecossistemas).

Ora…  o caminho poderá ser bem mais simples… podemos aproveitar este sinal natural que as plantas estão a dar, e simplesmente incentivar o  desenvolvimento de florestas, com acções de reflorestação, bem mais fáceis de executar e com muito menos gastos energéticos, do que andar a lançar coisas para a estratosfera ou bombear C02 para tanques, algo que tem um custo energético massivo e funciona mal dado que o co2 é essencialmente um mecanismo de gatilho e não o principal agente ( Metano, vapor de água..).

Defendemos que estas medidas simples, reflorestação, aumento das áreas verdes, em conjunto com a adopção de métodos de produção de energia mais eficientes e limpos, são o caminho mais seguro e o que dá mais garantias a longo prazo.

A transição energética já em curso nos países industrializados é de fulcral importância, há que agir já!

BIBLIOGRAFIA:

Veja

Contacte-nos

Ajude-nos a manter este conteúdo gratuíto

Agradecemos, dessa forma, todos os donativos que nos chegarem.
1€ quem puder, faz toda a diferença!

Veja aqui também…

Previsão: Risco de inundações

"Aguaceiros e trovoadas durante os próximos dias. Risco de cheias e inundações." — Aguaceiros e trovoadas por vezes fortes e com granizo. Ao longo dos próximos dias teremos condições de instabilidade causadas pela passagem de sistemas...

read more

Poeiras e alergias

"Até dia 31 de Março teremos condições de fluxo de leste/sueste, com transporte de poeiras em suspensão, polenes, e possibilidade de trovoadas. "— Aumento da concentração de poeiras e pólen. Agravamento da qualidade do ar. Durante os...

read more

Perturbação trará agravamento do estado do tempo

"Tempo localmente adverso, chuva, possibilidade de trovoadas  com granizo e vento por vezes intenso." — Nova perturbação atmosférica posicionada entre a Madeira e a Península. A partir de dia 26 teremos a evolução de um sistema de...

read more