A natureza mostra-nos o caminho a seguir, resta-nos ouvir e saber interpretar os sinais.

O aquecimento global, incentivado pela emissão antrópica de C02, está a ter uma série de consequências, e no futuro, caso não haja um esforço para limitar o aquecimento a valores na ordem dos +2/+3ºC, essas consequências poderão ser complexas e eventualmente negativas.

Aqui no BestWeather não nos deixamos levar em demagogias de medo ou, em sentido inverso, de simplesmente ignorar o problema… algo que tem sido adoptado no discurso político e que não ajuda em nada a resolver o problema.

Há tempo e tecnologia já em operação, neste momento, para atenuar os problemas causados pelo aquecimento global, mas para isso precisamos de ações guiadas por informação científica do mais alto nível! E precisamos de ações concretas e medidas imediatas!

Um estudo da NASA mostra que a própria natureza já está a reagir e a indicar uma possível solução para o problema. https://www.nasa.gov/feature/goddard/2016/carbon-dioxide-fertilization-greening-earth

O aquecimento e a abundância de carbono na atmosfera estão a levar a um aumento do desenvolvimento vegetal, o que é um ciclo extremamente positivo pois tem como efeito direto, uma maior absorção de carbono da atmosfera.

Também  temos indícios que algumas regiões poderão tornar-se mais favoráveis ao desenvolvimento de áreas florestais, como alguns desertos que se tornarão mais húmidos e regiões na orla dos pólos como a faixa norte da Antárctica, Gronelândia .

Claro que em sentido inverso outras áreas poderão tornar-se mais agrestes ao desenvolvimento vegetal, nomeadamente algumas regiões nos subtrópicos onde haverá mais secas. No entanto estas alterações mais drásticas só irão ocorrer caso as temperaturas médias subam alem dos 2 ou 3ºC, que é algo que podemos evitar!

Há lunáticos que dizem que o mundo “vai acabar” em 10/20 anos, que temos de criar enormes fábricas para expelir artificialmente (e com custos megalómanos) o carbono da atmosfera… outros falam em encher a estratosfera com compostos que refletem a luz solar (arrefecendo a terra, mas prejudicando seriamente os ecossistemas).

Ora… aparentemente o caminho poderá ser bem mais simples… podemos aproveitar este sinal natural que as plantas estão a dar, e simplesmente incentivar o  desenvolvimento de florestas, com acções de reflorestação, bem mais fáceis de executar e com muito menos gastos energéticos, do que andar a lançar coisas para a estratosfera ou bombear C02 para tanques, algo que tem um custo energético massivo.

Defendemos que estas medidas simples, reflorestação, aumento das áreas verdes, em conjunto com a adopção de métodos de produção de energia mais eficientes e limpos, são o caminho mais seguro e o que dá mais garantias a longo prazo.

BIBLIOGRAFIA:

https://www.goodnewsnetwork.org/how-many-trees-to-plant-to-stop-climate-crisis/

https://www.nature.com/articles/s41467-019-08633-z

https://www.drawdown.org/

Veja aqui outras previsões, análises e/ou notícias.

Equipa Bestweather

Esta página, requer INVESTIMENTO da nossa parte, tanto quanto em material adequado, quer em pessoal qualificado, como também em disponibilidade.

Estamos a trabalhar no desenvolvimento de cartas meteorológicas, algoritmos de previsão em alta resolução, assim como em diferentes APPs para dispositivos móveis!
O nosso grande objetivo é melhorar a qualidade das previsões disponiveis para Portugal e para a Europa!

Se no seu dia-a-dia ou nas suas atividades profissionais precisar de mais do que um simples olhar sobre a meteorologia, não hesite e contacte-nos! Teremos todo o gosto em trabalhar consigo!

Ajude-nos a chegar a mais gente e partilhe as nossas publicações.

Agradecemos, dessa forma, todos os donativos que nos chegarem.

1€ quem puder, faz toda a diferença!

Podem contribuir, por transferência bancária, para a conta com o número (PT50) 0010 0000 5531 7500 0015 8. Semelhantemente, é possível contribuir por MBWay, bastando para isso contactar-nos por mensagem privada e por conseguinte enviaremos o número.

Não se esqueçam de seguir os nossos posts, em versão mais simples, quer no INSTAGRAM, quer no TWITTER!

https://twitter.com/bestweather_pt
https://www.instagram.com/bestweatherpt/

Por fim, caso apreciem o trabalho que desenvolvemos no dia-a-dia, convidem os vossos amigos a conhecer o nosso projeto, PARTILHEM!
Seja como for, cá estaremos para atualizar as previsões, TODOS OS DIAS.

Muito obrigado a todos os que têm contribuído, quer com donativos, quer com partilhas e/ou apoio.