fbpx

O Inverno solar. O que é?

Out 26, 2020 | Clima, Notícias

O Inverno solar é o período do ano com menos luz solar e em que as temperaturas sofrem uma descida mais acentuada e tendem permanecer mais baixas, abrindo portas ao Inverno Meteorológico.

O Inverno solar é o período do ano com menos luz solar e em que as temperaturas sofrem uma descida mais acentuada e tendem permanecer mais baixas, abrindo portas ao Inverno Meteorológico.

È por este motivo que o período do ano em que as temperaturas descem mais acentuadamente, transitando dos valores de Verão para os Valores de Inverno, ocorre entre Outubro e Dezembro.

Estamos assim, oficialmente a caminho do Inverno meteorológico, que tem o seu pico em Janeiro, o mês mais frio do ano.

Com menos radiação solar, mais frio, esta altura do ano costuma ser mais propícia a alguns problemas de saúde. Existe uma ligação entre a diminuição da exposição solar e algumas deficiências imunitárias assim como estados psicológicos mais deprimidos. Também as condições de tempo mais frio e menos exposição solar facilitam a propagação de alguns vírus e bactérias.

Para várias espécies animais e vegetais, a entrada no inverno solar também marca ritmos biológicos, como os períodos de hibernação, queda das filhas das árvores, etc.

“O Inverno solar começa a 5 de Novembro e acaba a 5 de Fevereiro.”

A partir de meados/finais de Fevereiro, com o fim do inverno solar, os dias começam a crescer a um ritmo mais rápido.

Com isto, os valores da temperatura começam a subir, especialmente os valores diurnos.

No entanto, apesar dos dias maiores e da maior incidência de energia solar, as temperaturas durante a Primavera  só iniciam uma subida mais relevante a partir de Abril. Isto deve-se à influência do Oceano Atlântico no nosso clima.

O oceano atinge as temperaturas mais baixas precisamente no final do inverno/início da primavera, pelo que as regiões próximas deste mantêm-se frescas até meados da primavera.

Pelos mesmos motivos, como o oceano atinge as temperaturas mais altas só no fim do Verão, os meses mais quentes tendem a abarcar Setembro e ( em parte ) Outubro.

Veja aqui outras previsõesanálises e/ou notícias.

Veja

Contacte-nos

Ajude-nos a manter este conteúdo gratuíto

Agradecemos, dessa forma, todos os donativos que nos chegarem.
1€ quem puder, faz toda a diferença!

Veja aqui também…

Previsão- Vento forte

"Dias 5 a 8 de Dezembro teremos condições de vento intenso com rajadas localmente acima dos 100km/h. "— Vento forte em especial no litoral e terras altas. Entre dias 5 e 8 de Dezembro estaremos sob influencia de um sistema de baixa...

read more

Previsão- Neve

"Neve nas serras do norte e do centro. Cotas poderão descer abaixo dos 400-500m."— Perturbação polar trará muita precipitação e descida da cota de neve. Entre 6ª feira, dia 4 de Dezembro, e o fim de semana uma perturbação polar deverá...

read more

Previsão do tempo para o fim de semana

"Previsão do tempo para o fim de semana 05-06/Dez- Temporal de inverno. " —  Portugal continental. A previsão do tempo para o fim de semana aponta para que  que se forme um sistema de baixas pressões bastante activo a norte da ibéria....

read more