fbpx

Poeiras e alergias

Mar 25, 2021 | Análise meteorologica, Análise no Continente

“Até dia 31 de Março teremos condições de fluxo de leste/sueste, com transporte de poeiras em suspensão, polenes, e possibilidade de trovoadas. “

— Aumento da concentração de poeiras e pólen. Agravamento da qualidade do ar.

Durante os próximos dias teremos fluxo geral do quadrante Leste, com transporte de ar mais quente e com maior carga de poeiras e polenes.

Teremos ainda condições de instabilidade,com possibilidade de aguaceiros e trovoadas em especial no Alentejo e Algarve e principalmente dias 28-29 em diante.

Dada a previsão de alguma chuva ocasional nestes dias, é provável que  haja depósito de partículas com a precipitação.

As temperaturas irão subir bastante, com valores acima dos 25ºC de máxima em muitos locais.

A partir de dia 26 esperamos um período de vento mais intenso de sul/sueste  nas camada entre 1 e 3km de altitude, causando assim  um pico de transporte de poeiras e polenes desde os desertos do norte de África e do interior sul da Península.

A presença de poeiras e polenes na atmosfera pode desencadear algumas reacções do tipo alérgico em pessoas mais sensíveis, tais como pessoas com problemas respiratórios ou de Pele, Alergias, etc.

Também esperamos aumento da carga de poeiras na Madeira, em especial nas terras altas.

” Aumento da carga de poeiras atmosféricas poderá desencadear reacções do tipo alérgico em pessoas mais sensíveis “

Previsão da chegada de uma pluma de maior carga em poeiras a partir de dia 26 de Março.

— Poeiras com efeitos variados.

Apesar de poderem desencadear reacções alérgicas em pessoas com sensibilidade, o transporte de poeiras Africanas é um fenómeno que tem impacto diversos, alguns até bastante positivos.

Estima-se que o transporte de matéria mineral seja responsável pelo enriquecimento natural dos solos, um processo de fertilização que tem impactos positivos nas florestas e agricultura.

Também o efeito óptico das poeiras em suspensão torna mais vivas as cores do céu ao nascer e por do sol.

Por fim, a entrada de poeiras atmosféricas é geralmente máxima a cerca de 2-3km de altitude, e acompanha massas de ar mais quente, estas massas de ar mais quente muitas vezes geram nebulosidade do tipo altocumulus e altocumulus castellanus que são muitíssimo fotogénicas.

Veja aqui outras previsões, análises e/ou notícias.

Para aconselhamento mais detalhado convidamos os interessados a contactarem diretamente os nossos técnicos por email via [email protected] .

Poeiras africanas em Portugal continental.
Poeiras africanas, previsão detalhada.

O efeito das poeiras intensifica as cores ao nascer e por do sol.

Veja

Contacte-nos

Ajude-nos a manter este conteúdo gratuíto

Agradecemos, dessa forma, todos os donativos que nos chegarem.
1€ quem puder, faz toda a diferença!

Veja aqui também…

Previsão: Risco de inundações

"Aguaceiros e trovoadas durante os próximos dias. Risco de cheias e inundações." — Aguaceiros e trovoadas por vezes fortes e com granizo. Ao longo dos próximos dias teremos condições de instabilidade causadas pela passagem de sistemas...

read more

Perturbação trará agravamento do estado do tempo

"Tempo localmente adverso, chuva, possibilidade de trovoadas  com granizo e vento por vezes intenso." — Nova perturbação atmosférica posicionada entre a Madeira e a Península. A partir de dia 26 teremos a evolução de um sistema de...

read more