fbpx

Poluição por aerossóis e poluição gasosa

Nov 20, 2020 | Clima, Notícias

“A poluição por aerossóis é diferente da poluição por gases com efeito de estufa, e tal manifesta-se em diferentes efeitos na atmosfera.”

— A emissão de partículas/aerossóis pode travar um pouco o aquecimento global.

A Poluição que lançamos para a atmosfera assume diferentes formas com diferentes consequências.
A emissão de fumos e partículas pode até contrariar o efeito de aquecimento relacionado com a emissão de gases como o co2.

( Fontes )
https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/2017GL076079

https://www.sciencedaily.com/releases/2019/01/190122104611.htm

https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/2017GL076079?fbclid=IwAR2NXVpii328gRx_WrKmncBjCRyS_S3gRjDAVNdY0Fu6dAjjYysxGRs3Cnw

Um estudo feito em 2019 sugere que alguns erros nos modelos de previsão climática se devem à fraca capacidade dos modelos simularem as interacções entre os aerossóis, as nuvens e a radiação solar.

Os aerossóis são partículas naturais e/ou libertadas pelas atividades humanas, que ficam em suspensão na atmosfera.
Essas partículas podem absorver ou refletir a luz solar e influenciam bastante a formação de nuvens, o que ajuda a refletir a energia vinda do sol.

Houve um aumento substancial da emissão destas partículas, causada pela queima ineficiente de combustíveis em países subdesenvolvidos na segunda metade do século XX.

Também houve um aumento substantivo da emissão artificial de vapor de água na alta troposfera, devido ao aumento exponencial do tráfego aéreo… tal também tem alguns ( ligeiros mas palpáveis ) impactos no sistema climático.

A emissão de gases com efeito de estufa aquece a atmosfera, mas os fumos que também são emitidos têm efeito oposto… esses aerossóis arrefecem o planeta  e têm vindo a impedir uma subida mais acentuada das temperaturas globais.

Efeitos complexos dos aerossóis ( fumos, etc ) no comportamento do balanço radiativo terrestre e na formação de nuvens.

— A emissão de partículas ajuda a criar mais nuvens, um exemplo são os shiptrails, onde os fumos servem de núcleos de condensação. Os contrails dos aviões são uma injecção direta de vapor de água extra na alta troposfera, o que acaba por ter efeito similar.

Sendo as nuvens e os aerossóis elementos do sistema climático extremamente dificeis de simular pelos modelos, a interacção destes dois torna as coisas ainda mais complicadas.

A acção dos aerossóis no sentido de gerar mais nuvens e bloquear artificialmente a radiação solar, e assim arrefecer um pouco o planeta  tem um senão.

Quando os índices de poluição diminuírem, haverá menos aerossóis que bloqueiem a luz do sol e ajudem a formar nuvens….portanto os gases com efeito de estufa poderão atuar com muito mais eficácia a reter a energia do sol.

Caso isso ocorra, poderemos ter um agravamento das alterações climáticas, algo que já foi explorado num artigo anterior sobre a Antárctida e os sinais preocupantes que de lá temos vindo a receber.

Como sempre dissemos, é importante manter o patamar de aquecimento abaixo dos 2-3ºC para evitar mudanças mais dramáticas e complicadas…. esperemos que tal se venha a cumprir.

Veja aqui outras previsões, análises e/ou notícias.

Para aconselhamento mais detalhado convidamos os interessados a contactarem diretamente os nossos técnicos por email via [email protected] .

Poluição por aerossóis, consequências.
Poluição por aerossóis, efeitos complexos e distintos da poluição gasosa.
Poluição por aerossóis, uma forma de poluição que está a diminuir com o uso de filtros e maior eficiência dos motores a combustão.

 

Paper de 2019 onde se aborda este tema.

Veja

Contacte-nos

Ajude-nos a manter este conteúdo gratuíto

Agradecemos, dessa forma, todos os donativos que nos chegarem.
1€ quem puder, faz toda a diferença!

Veja aqui também…

Condições de surf extraordinárias

Dia 28 de Janeiro a ondulação ( swell ) gerada por uma baixa pressão no Atlântico irá conjugar-se com condições de vento favoráveis em alguns spots.-Previsão geralA ondulação ( swell ) gerada pela passagem de baixas pressões no...

read more

Previsão do tempo para a semana

"Semana 25 - 30 JAN - Chuva e vento nos Açores, novo temporal Atlântico no Continente e tempo estável na Madeira. "— Continente A previsão para esta semana aponta para a influencia de um fluxo oceânico, e chega ade uma nova tempestade...

read more

Tudo interligado

Tudo no planeta está interligado, a teia de interacções nos sistemas naturais e humanos mantém o planeta como o conhecemos.Atmosfera é fluída e está sempre tudo interligado. Incêndios massivos, que todos os anos surgem nos EUA, Sibéria...

read more