fbpx

Previsão do tempo para a semana 30 Agosto – 05 Setembro

Ago 29, 2020 | Análise meteorologica, Análise no Continente

“Previsão do tempo para a semana – Calor intenso de volta com valores acima dos 40ºC em alguns locais na 2ª metade da semana.”

— Temperaturas em subida

A previsão para esta semana aponta para uma influencia clara do anticiclone, com predominância de massas de ar estáveis sobre o território e gradual evolução para norte de massas de ar quente de origem na circulação subtropical sobre África.

Este padrão levará a uma gradual subida da temperatura em todas as regiões e tempo soalheiro.

Os valores de temperatura máxima deverão  superar os 40ºC em alguns locais e com a maioria do território a superar os 30ºC. Esperamos que os valores de temperatura mínima também subam, pelo que as noites serão mais quentes em especial a partir de 4ª feira.

O vento vai tender a acalmar durante o Domingo, 2ª e 3ª de forma gradual, com condições de vento fraco a partir de 4ª feira em todas as regiões.

Teremos assim um início bem quente do mês de Setembro.

 

 

 

 

“Calor de pleno Verão no início de Setembro, temperaturas acima dos 40ºC em alguns locais! O vento será fraco e o sol irá brilhar em pleno.”

Influencia do anticiclone sobre o território.

—Risco de Incêndio, Poeiras e Seca grave.

Ao longo da semana o calor em conjunto com o tempo seco deverão acentuar o risco de incêndio. Teremos ainda algum vento no início da semana que será suficiente para potenciar a propagação do fogo. Aconselha-se assim a máxima prudência.

A partir de 4ª feira, apesar de nas camadas baixas o vento predominar de norte, devido à baixa térmica sobre Espanha e norte de África, em altitude o fluxo será de componente sul.  Este não só é responsável pelo transporte de massas de ar mais quente, como também irá trazer um aumento da carga de poeiras vindas de África.

Os índices de radiação solar continuarão muito altos nas horas centrais do dia, sendo desaconselhada a  exposição solar direta entre as 11h e as 16h.

Estamos  a viver uma situação de seca cada vez mais grave, em especial na região sul. Este ano será imperativo que chova bem a partir de Outubro….infelizmente estamos a prever condições de precipitação abaixo da média durante os próximos 2 meses, o que não significa que o Inverno não acabe até por ser chuvoso…mas para já a tendência de seca está a agravar.

Neste momento não descartamos que possa surgir alguma situação de instabilidade pontual a meados de Setembro, mas não há grande esperança que seja algo muito substancial.

Para aconselhamento mais detalhado convidamos os interessados a contactarem diretamente os nossos técnicos por email via [email protected] .

Previsão para a semana em Portugal continental.
Previsão para a semana com antecedência.

Gradual avanço  de ar tropical sobre o território, com valores de temperatura acima do normal.

Contacte-nos

Veja

Ajude-nos a manter este conteúdo gratuíto

Agradecemos, dessa forma, todos os donativos que nos chegarem.
1€ quem puder, faz toda a diferença!

Veja aqui também…

A memória meteorológica.

"A memória meteorológica, será que podemos confiar nela? " —  A nossa memória meteorológica, colectiva e individual, tem falhas. A memória faz parte da nossa extraordinária capacidade de aprender e apreender conceitos, de pensar e de...

read more

Tempestade subtropical Paulette – Atualização

Tempestade subtropical Paulette - Ciclone mantém-se vivo a sul dos Açores. Impactos pouco significativos previstos na Madeira e no Continente." — Ciclone subtropical Paulette deverá trazer alguma chuva á Madeira e ao Continente....

read more