fbpx

Previsão do tempo para o fim de semana 12-13 SETEMBRO.

Set 9, 2020 | Análise meteorologica, Análise no Continente

“Previsão do tempo para o fim de semana – Calor abafado, poeiras e possibilidade de trovadas. “

—  Influencia de uma perturbação em altitude.

A previsão do tempo para o fim de semana aponta para que  uma perturbação em altitude  se desloque  para sudoeste do território.

Teremos assim  influencia de massas de ar quentes sobre o território, com predominância de fuxo do quadrante leste/sueste nas camada baixas e de sul em altitude.

Esperamos um aumento da nebulosidade, mas com períodos do sol em todas as regiões.

As temperaturas irão subir, com máximas a superar os 35ºC em muitas regiões.
As noites serão agradáveis.

O vento irá ser em geral fraco a moderado, podendo ocorrer rajadas por vezes fortes em áreas montanhosas.

Atenção à possibilidade de trovoadas em especial no Domingo e 2ª feira.

 

 

 

“Tempo quente, vento em geral fraco a moderado e possibilidade de trovoadas no Domingo. Teremos ainda aumento da carga de poeiras atmosféricas e do risco de incêndio.”

Influencia de uma ondulação em altitude, associada a uma perturbação do jato subtropical.

style="display:block" data-ad-client="ca-pub-6799302870494517" data-ad-slot="9097805134" data-ad-format="auto" data-full-width-responsive="true">

— Poeiras, risco elevado de incêndio e possibilidade de trovoadas.

Durante o fim de semana teremos a expansão para norte de massas de ar quente, com fluxo de leste nas camadas baixas e de sul e altitude. Isto levará a um aumento da carga de poeiras desérticas, que poderá afetar pessoas com mais sensibilidade.

Esperamos ainda que a interacção destas massas de ar quente com uma perturbação nas camadas altas resulte num aumento da probabilidade de ocorrência de trovoadas, em especial no Domingo e na 2ª feira. Caso seja necessário seguiremos em maior detalhe esta situação em novas actualizações nas redes sociais.

Atenção ao risco de incêndio, que será potenciado pelo calor e pelo vento em especial nas áreas montanhosas.

Nas praias teremos também um aumento da ondulação, com situação de levante no Algarve. Atenção ao risco de correntes costeiras intensas na costa sul do Algarve. Na costa ocidental também esperamos ondas até 2-3m pelo menos. A temperatura das águas costeiras deverá subir.

Para aconselhamento mais detalhado convidamos os interessados a contactarem diretamente os nossos técnicos por email via [email protected] .

Previsão do tempo para o fim de semana em Portugal Continental.
Previsão do tempo para o fim de semana com antecedência.

 

Fluxo de sul/sueste aos 1500m de altitude, transportando ar quente.

Contacte-nos

Veja

style="display:block" data-ad-client="ca-pub-6799302870494517" data-ad-slot="9097805134" data-ad-format="auto" data-full-width-responsive="true">
Ajude-nos a manter este conteúdo gratuíto

Agradecemos, dessa forma, todos os donativos que nos chegarem.
1€ quem puder, faz toda a diferença!

Veja aqui também…

A memória meteorológica.

"A memória meteorológica, será que podemos confiar nela? " —  A nossa memória meteorológica, colectiva e individual, tem falhas. A memória faz parte da nossa extraordinária capacidade de aprender e apreender conceitos, de pensar e de...

read more

Tempestade subtropical Paulette – Atualização

Tempestade subtropical Paulette - Ciclone mantém-se vivo a sul dos Açores. Impactos pouco significativos previstos na Madeira e no Continente." — Ciclone subtropical Paulette deverá trazer alguma chuva á Madeira e ao Continente....

read more