fbpx

Tempestade tropical Paulette

Set 19, 2020 | Análise meteorologica, Análise nas ilhas, Análise no Continente

Tempestade tropical Paulette – Ciclone deverá reactivar-se a sul dos Açores. Baixas probabilidades de impacto na Madeira e no Continente.”

— Ciclone Paulette deverá reactivar-se durante o fim de semana, bem a sul dos Açores.

Estamos a vigiar um sistema de baixas pressões, associado aos restos do furacão Paulette.

Este sistema passou a norte dos Açores, onde as águas frias e  interacção com perturbações do jato polar levaram ao seu enfraquecimento e transição para um ciclone não tropical de fraca actividade.

Sucede que, durante este fim de semana, o que resta da Paulette, irá deslocar-se para sul dos Açores, numa região de águas em torno aos 23-25ºC, a cerca de 300km a sudoeste da ilha do Pico.

Esperamos que nessa região o ciclone inicie um processo de interacção com uma perturbação em altitude, num cenário com algumas semelhanças com a tempestade subtropical Alpha.

Os modelos de previsão simulam de forma consistente que, pelo menos até 2ª feira, as condições sejam favoráveis a uma gradual intensificação e reorganização do ciclone Paulette, com probabilidade  modesta de que o sistema atinja de novo a categoria de tempestade tropical ou subtropical, dependendo da forma como se estrutura e interage com a perturbação em altitude referida atrás.

 

 

 

 

 

 

 

” Ciclone Paulette deverá reactivar-se sobre as águas quentes, bem a sul dos Açores, não se esperam para já efeitos significativos nos Açores, mas há uma baixa probabilidade do ciclone poder vir a atingir a Madeira e até o continente. .”

Paulette a sul dos Açores, onde a presença de águas quentes deverá reactivar o ciclone.

—Poucos efeitos nos Açores, alem de aumento da ondulação e de algum vento e precipitação ocasional.

O ciclone Paulette deverá ficar posicionado a sul dos Açores durante alguns dias.

Neste momento é bastante difícil prever que rota irá tomar, dado que as condições previstas são muito voláteis e dependem da intensidade que o ciclone poderá vir a ganhar e do comportamento deste em relação aos elementos sinópticos que o rodeiam.

Para já estamos seguros que, pelo menos até 2ªfeira, a Paulette deverá manter-se suficientemente afastada dos Açores para não ter impacto significativo.

Posteriormente, há uma grande dispersão de cenários possíveis, destacando-se 2 cenários principais.
->Caso  a Paulette consiga atingir uma intensidade de tempestade tropical ou superior, há a probabilidade desta ser arrastada por circulação de oeste em altitude e por uma nova perturbação nas camadas altas que irá descer desde o Atlântico norte a meados da próxima semana.
Neste cenário, haveria uma baixa probabilidade do sistema se aproximar da Madeira e até mesmo do continente.

->Existe no entanto também a possibilidade do ciclone se dissipar devido à aproximação de uma massa de ar seco e estável associado ao desenvolvimento de um anticiclone junto aos Açores a partir de 2a-3a feira. Neste cenário de um ciclone mais fraco ou em dissipação, a sua trajectória deverá seguir o fluxo médio nas camadas baixas, que o arrastaria de forma errática para sudoeste.

Para aconselhamento mais detalhado convidamos os interessados a contactarem diretamente os nossos técnicos por email via [email protected] .

Tempestade tropical Paulette, acompanhamento e previsão.

Paulette a sudoeste dos Açores, envolvendo-se numa massa de ar húmida e instável.

Contacte-nos

Veja

Ajude-nos a manter este conteúdo gratuíto

Agradecemos, dessa forma, todos os donativos que nos chegarem.
1€ quem puder, faz toda a diferença!

Veja aqui também…

Previsão do tempo para a semana 18 – 24 Outubro

"Previsão do tempo para a semana - Tempo adverso a começar a semana, tendência para acalmia a finais da semana." —Tempestade atlântica deixará o tempo revolto na 2ª, 3ª e 4ª feira. A previsão para esta semana aponta para a influencia...

read more