fbpx

Tudo interligado

Jan 19, 2021 | Clima, Notícias

Tudo no planeta está interligado, a teia de interacções nos sistemas naturais e humanos mantém o planeta como o conhecemos.

Atmosfera é fluída e está sempre tudo interligado.

Incêndios massivos, que todos os anos surgem nos EUA, Sibéria e Canadá,  geram plumas de fumo que se propagam pelo hemisfério norte.

Incêndios nas regiões tropicais destroem áreas de floresta e alteram padrões de precipitação.

Poeiras que se formam nas regiões desérticas conseguem deslocar-se por milhares de quilómetros, influenciando a fertilização dos solos por material mineral, com impactos enormes na biologia.

A teia de fluxos naturais nos sistemas terrestres é enorme e só há poucas décadas é que se começou a descobrir a verdadeira escala e os números associados a estes fenómenos tão complexos e intrincados.

Hoje em dia sabemos cada vez mais acerca destes processos e conseguimos até ter alguma capacidade de prever a sua evolução, mas nem sempre assim foi.

Há décadas, sem ter esta noção bem desenvolvida, o ser humano cometeu erros, que devem servir de lição.
A poluição, destruição de habitats, sobre exploração de recursos naturais, têm todos um efeito muito concreto no sistema global, e afectam-nos como seres que também fazem parte de toda esta rede de fenómenos.

Hoje em dia, com a tecnologia de que dispomos, acresce a responsabilidade em saber utilizar essa tecnologia para fins que sejam eticamente correctos.
Porque a tecnologia de que dispomos, desde a biotecnologia, energia nuclear ou até a computação avançada, podem ter um potencial de destruição imensa se caírem nas mãos das pessoas erradas.

Os avanços são bem vindos, mas há que exigir mais transparência, mais rigor e garantir que tudo o que vem é para o bem de todos, incluindo do próprio planeta.

Como está sempre tudo interligado no planeta, é vital gerir as acções humanas de forma a evitar problemas que rapidamente se podem espalhar. O planeta é de todos!

 

“Os processos que ocorrem no planeta e na sociedade são complexos, dificeis de prever com exactidão. Sem uma base de conhecimento sólida as nossas acções podem resultar em graves problemas.”

O tempo de residência da agua na atmosfera é de 7 dias, em 7 dias uma gota de água pode evaporar de um rio na Europa e vir a cair na China.

Do mesmo modo, a libertação de poluentes nas cidades afecta os campos a centenas de quilómetros, a poluição das águas de um rio propaga-se pelos oceanos, a alteração do clima leva à migração de espécie e de doenças para outros locais.

Esta rede global de diferentes causas e efeitos é difícil de compreender na totalidade. No entanto milhares de cientistas tentam observar padrões, descobrir novas relações e chegar a soluções para os diferentes problemas que surgem da nossa interacção com o planeta.

É fulcral que a ciência seja a base das decisões, continue transparente e eficaz.

Precisamos de investir cada vez mais na comunicação e literacia cientifica, assim como nas bases éticas e deontológicas que nunca se devem separar da ciência.

Só assim conseguiremos construir uma humanidade mais robusta e capaz de sobreviver aos desafios que se colocam em termos da nossa relação com o meio natural e uns com os outros.

Tópicos deste artigo:
-Tudo interligado, os sistemas naturais.
-Tudo  interligado, humanidade e natureza.
– Tudo interligado, a tecnologia e o seus riscos.
-Tudo interligado, como manter  a harmonia entre as acções humanas e o meio.

Veja

Contacte-nos

Ajude-nos a manter este conteúdo gratuíto

Agradecemos, dessa forma, todos os donativos que nos chegarem.
1€ quem puder, faz toda a diferença!

Veja aqui também…

Previsão: Risco de inundações

"Aguaceiros e trovoadas durante os próximos dias. Risco de cheias e inundações." — Aguaceiros e trovoadas por vezes fortes e com granizo. Ao longo dos próximos dias teremos condições de instabilidade causadas pela passagem de sistemas...

read more

Poeiras e alergias

"Até dia 31 de Março teremos condições de fluxo de leste/sueste, com transporte de poeiras em suspensão, polenes, e possibilidade de trovoadas. "— Aumento da concentração de poeiras e pólen. Agravamento da qualidade do ar. Durante os...

read more

Perturbação trará agravamento do estado do tempo

"Tempo localmente adverso, chuva, possibilidade de trovoadas  com granizo e vento por vezes intenso." — Nova perturbação atmosférica posicionada entre a Madeira e a Península. A partir de dia 26 teremos a evolução de um sistema de...

read more

Explicação sobre a tragédia do Pedrogão

"A tragédia do Pedrogão Grande foi um dos eventos meteorológicos/ambientais mais extremos registados em Portugal"Deixamos aqui uma explicação sobre a tragédia do Pedrogão. Calor extremo e trovoadasCom mais de 24h de antecedência, no...

read more

Previsão de trovoadas

"Trovoadas localmente fortes no Centro e sul. "— Trovoadas, granizo e inundações. Esta semana será marcada por condições de alguma instabilidade atmosférica, com aguaceiros e períodos de precipitação. A partir de dia 24 à tarde teremos...

read more